Vereador solicita unidade de atendimento pré-hospitalar para o Corpo de Bombeiros ampliar atendimento
Na última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Várzea Grande - MT (16/12/2025) o vereador Braz Jaciro (PSDB) apresentou em plenário o Requerimento de nº 162/2025 onde formalizou o pedido de mais uma viatura de atendimento pré-hospitalar (APH) ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, a fim de ampliar a capacidade de atendimento à nossa população.
O serviço de resgate do Corpo de Bombeiros foi reativado em nosso município, com excelentes resultados, demonstrando sua importância na preservação da vida e no resgate de cidadãos que necessitam de atendimento imediato em situações de emergências, evitando óbitos, principalmente em casos de parada cardiorrespiratória, traumas severos, e outros atendimentos que exigem rapidez e eficiência.
“O número de vidas salvas é um reflexo do trabalho e competência da Corporação, da Gestão, e chegou ao meu conhecimento que a demanda por esse serviço tem aumentado muito em Várzea Grande, que cresce a cada dia. Então para garantir que mais pessoas possam ser atendidas de forma eficiente e rápida, solicitamos pessoalmente ao atual Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso Coronel Roveri a ampliação da frota de viaturas, e ele me pediu que fosse formalizado documentalmente e que seriamos atendidos. Então hoje já foi votado e aprovado e vamos acompanhar até que se concretize, disse o vereador.”
Uma APH é um veículo (como uma ambulância ou carro especializado) equipado e tripulado por profissionais capacitados (médicos, enfermeiros, socorristas, bombeiros) que prestam o primeiro socorro e cuidados de urgência e emergência fora do hospital, antes da vítima chegar ao ambiente hospitalar, visando estabilizar o paciente, preservar a vida e minimizar sequelas em casos como acidentes, infartos ou ferimentos graves.
Para solicitar socorro, utilize os seguintes telefones gratuitos:
- 192 (SAMU): Recomendado para casos clínicos, como dores no peito, falta de ar, AVC, convulsões ou problemas psiquiátricos.
- 193 (Corpo de Bombeiros): Recomendado para casos de trauma físico, como acidentes com feridos, quedas graves, queimaduras, incêndios ou soterramentos.
- 190 (Polícia Militar): Pode ser acionado em situações de risco imediato que exijam segurança pública, sendo capaz de realizar a triagem inicial.

