História
A Câmara Municipal de Várzea Grande, em Mato Grosso, tem uma história rica e interessante. Fundada em 1948, quando Várzea Grande se emancipou de Cuiabá, a Câmara foi instalada em 25 de julho de 1949, com Benedito Gomes da Silva como seu primeiro presidente.
Principais Marcos da História da Câmara Municipal:
- 1948: Várzea Grande se emancipa de Cuiabá e é criada a Câmara Municipal.
- 1949: A Câmara Municipal é instalada, com Benedito Gomes da Silva como seu primeiro presidente.
- 1992: A Câmara Municipal é transferida para o Palácio Benedito Gomes da Silva.
- 2002: A Câmara Municipal inaugura o seu novo prédio, projetado para abrigar as atividades legislativas da cidade.
- 2025: Atualmente a sede do legislativo se encontra no prédio do antigo Fórum da cidade. Com ampla estrutura, oferece acessibilidade e salas confortáveis para os servidores e munícipes.
Vereadores
Os cinco primeiros vereadores do município foram: Benedito Gomes da Silva, Manoel Santana do Nascimento, João Nepomuceno de Magalhães, Júlio Domingos de Campos e Generoso Tavares.
A primeira lei aprovada pelos vereadores foi a 01/50 que cria a seção de estradas e rodagens. Desde então, foram mais de 5111 leis aprovadas pela Câmara Municipal de Várzea Grande.
Em 2024, a Câmara Municipal de Várzea Grande elegeu 23 vereadores, para representar os interesses da cidade. A Câmara é responsável por elaborar leis, fiscalizar a administração municipal e representar a cidade em eventos oficiais

